Você sabe qual a diferença do Óleo diesel S500 para o S10?

Você sabe qual a diferença do Óleo diesel S500 para o S10?

16/09/2021

Você sabe qual a diferença do Óleo diesel S500 para o S10?

O diesel comum, ou S500, significa que sua adição de enxofre é de 500 partes por milhão, já o diesel S10, conta com 10 partes por milhão, ou seja, a proporção de enxofre diminuiu drasticamente. Essa redução se deve as resoluções do CONAMA para o Programa de Controle de Poluição do ar por automotores, que estabeleceu os níveis da substância para reduzir as emissões de gases poluentes.
Se por um lado o diesel S10 se tornou de extrema importância para a redução da emissão de gases por motores automotivos, por outro, trouxe algumas preocupações quando usado de forma errada nos motores estacionários como geradores de energia.

Esse problema começa pela adição do biodiesel, que é higroscópico, ou seja, absorve água da atmosfera, e aí um ciclo de problemas tem início. A água absorvida pelo biodiesel se condensa, forma uma borra e vai para o fundo do tanque ou reservatório e cria uma camada propícia para a proliferação de microrganismos, que se proliferam alimentados pelos nutrientes contidos no diesel e biodiesel. O enxofre, abundante no S500, é um repelente natural para o processo. Por esse motivo o diesel S10 com baixíssimo teor de enxofre, é mais susceptível ao problema. Esse efeito, vem causando sérias avarias nos sistema de injeção dos grupos geradores existentes no mercado.
Felizmente, hoje já são oferecidas algumas soluções para prolongamento da vida útil do diesel, além de treinamento para os cuidados básicos necessários para armazenamento, transporte e utilização.

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Guilherme Calarezo